Você Sabia??

  1. Todo espetáculo de dança é precedido de três sinais (campainhas). A origem deles vem da corte de Luís XIV, o primeiro sinal indicava quando o rei havia chegado, o segundo quando ele se acomodava e o terceiro quando ele estava pronto para assistir o espetáculo

  2. O ballet além de incentivar a postura, a elegância, também corrige desvios posturais ,como lordose, cifose, além de problemas nos joelhos e pés.

  3. Nas cinco posições de pés usadas no ballet clássico, os pés ficam para fora (posição "en dehors"), você sabe por quê? O en dehors surgiu quando os bailarinos deixaram de apresentar-se nos salões de baile e começaram a utilizar o palco em estilo italiano (com o público sentando-se à frente aos bailarinos, e não mais ao redor destes). Dançar de costas ou mesmo de lado para o público seria considerado desrespeito; virar as pontas dos pés para fora foi a alternativa encontrada para solucionar o problema, fazendo com que os bailarinos dançassem sempre de frente para o público.

  4. Á época de Luis XIV, quando o Ballet de corte começou a surgir, os espetáculos não eram puramente de dança, as coreografias eram representadas juntamente com cantos e récitas e geralmente tinham a função de exaltar a figura real.

  5. Marta Graham, uma dos expoentes da Dança Moderna, iniciou seus estudos de dança aos 22 anos de idade.

  6. O balé clássico surgiu nas cortes italianas, no início do século 16. Foi o termo italiano balletto ("dancinha", "bailinho") que deu origem à palavra francesa "Ballet". Essa dança só se desenvolveu realmente quando chegou entre os franceses, que espalharam seu sotaque em tudo o que envolve essa arte.O código do ballet é universal e todo em francês e seus passos são conhecidos em qualquer parte do mundo, em qualquer companhia ou escola de ballet clássico,

  7. Noverre foi um revolucionário do ballet, segundo ele, um bailarino não deveria trabalhar apenas o corpo, mas também a mente. Anatomia, música, geometria, pintura, música, poesia, seriam conhecimentos indispensáveis à formação desses profissionais.

  8. O Brasil é o primeiro país a sediar uma filial do ballet Bolshoi fora da Rússia. Sua sede fica na cidade de Joinville, em Santa Catarina.

  9. O Maior Festival de Dança do Mundo, segundo o Guinness Book, acontece aqui no Brasil! É o Festival de Dança de Joinville que acontece na cidade de Joinville, em Santa Catarina. O evento reúne mais de seis mil participantes diretos e atrai público superior a 200 mil pessoas numa média de 170 horas de espetáculos,

  10. Dizer "merda"  para todo artista antes de um espetáculo é uma maneira de dizer "boa sorte". Uma das explicações vem lá da França, e surgiu entre os séculos XVIII e XIX. Nesse tempo as pessoas geralmente iam ao teatro em carruagens puxadas por cavalos. Quanto maior o número de cavalos maior era o número de fezes em volta do teatro, e isso significava que a casa estava lotada e que o espetáculo seria um sucesso!

© 2010 por Ritmo Dança & Arte. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • facebook-square
  • Instagram Quadrado Preto
  • vimeo-square